Durante uma aparição ontem à noite no aplicativo Clubhouse, o co-fundador da Neuralink, Elon Musk, disse que a startup de interface cérebro-computador implantou em um macaco um dispositivo que permite que ele jogue videogames com sua mente.

“Temos um macaco com um implante sem fio no crânio com fios minúsculos que pode jogar videogame com sua mente”, disse Musk durante a aparição, de acordo com a transcrição da Bloomberg.

Modelo Animal

A alegação fornece uma nova onda de burburinho sobre a Neuralink, que tem estado quieta desde que revelou dispositivos experimentais que havia implantado em porcos no ano passado.

Como fez no evento de suínos, Musk enfatizou o bem-estar do animal.

“Você não consegue ver onde está o implante e ele é um macaco feliz”, disse ele durante o evento. “Temos as melhores instalações de macacos do mundo. Queremos que eles brinquem com o mind-Pong um com o outro.”

Ganhos Cerebrais

Ainda não está claro quanto tempo pode demorar até que o dispositivo esteja maduro o suficiente para os usuários humanos supondo que ele obtenha sucesso.

As observações de Musk sobre uma versão humana de Neuralink durante o evento foram difíceis de analisar e abertas à interpretação.

“Há versões primitivas deste dispositivo com fios saindo da cabeça, mas é como um Fitbit em seu crânio com fios minúsculos que entram em seu cérebro”, disse ele, de acordo com a Bloomberg.

Fonte: HypeScience/ Marcelo Ribeiro