A Polícia Militar do Ceará realizou na manhã desta quinta-feira (4), no auditório da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP), Ciclo de Debates e Workshop em comemoração ao Jubileu de Prata – 25 anos de implantação da Polícia Militar Feminina na PMCE.

Cerca de 150 participantes do evento, de diversos Batalhões que compõem a Corporação Militar, participaram da palestra ministrada pela psicológa Zenilce Vieira Bruno, que teve como tema “A saúde da mulher nas relações interpessoais”. Assunto explanado de forma bastante interativa e descontraída, sob a condução da Tenente-Coronel PM Sandra Helena de Carvalho Albuquerque, atualmente coordenadora da Coordenadoria de Saúde e Assistência Social e Religiosa da PMCE.

Durante o evento, a Dra. Zenilce demonstrou satisfação por participar desse momento, afirmando que “é uma oportunidade maravilhosa estar aqui com vocês, pois fiquei encantada com o trabalho das mulheres na Polícia Militar do Ceará e com a oportunidade de conversarmos, sobretudo sobre questões de sexualidade, afetividade e profissão. Esse momento é muito rico, porque a nossa vida profissional tem muito a ver com a vida pessoal. Quanto mais pudermos juntar as duas e falar dos nossos sentimentos, melhores condições teremos de trabalhar. Parabéns pelos 25 anos da mulher na Polícia Militar do Ceará”.

Em seguida, houve a explanação da desembargadora Francisca Adelineide Viana, afirmando que “realmente é uma conquista muito grande para o Ceará hoje saber que temos uma quantidade até significativa de mulheres na Polícia Militar do estado. Apesar da Constituição Federal nos mostrar que os direitos são iguais, nós, mulheres, vimos lutando para, diariamente, conquistarmos o nosso espaço, pois temos competência para assumirmos qualquer cargo”. As mulheres, ainda segundo a Desembargadora, deram uma outra visão à Polícia Militar, com um tratamento diferenciado, apesar de ainda estarmos inseridos em uma sociedade machista.

Para a Sgt PM Delice, uma das participantes do evento e pioneiras da Turma de 1994, “esse momento é muito importante para nos confraternizarmos com outras gerações e reencontrarmos as nossas colegas de turma. Foi uma manhã bastante agradável e interessante. Agradeço a todas as pioneiras pela oportunidade que tivemos de ingressar na Polícia Militar, bem como a toda equipe de organização do evento pela dedicação e o zelo com que tudo foi feito.”


Após o workshop, as policiais militares participaram de oficinas de Massagem, Fisioterapia Pélvica, Alimentação Saudável, Automaquiagem, Hidratação Facial e Spa das Mãos.

Fonte: ce.gov.br