O governador do Ceará, Camilo Santana, inspecionou a fase final de montagem da unidade de campanha anexa à UPA da Praia do Futuro na tarde desta segunda-feira (8), com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Lá estarão em pleno funcionamento, já nesta terça-feira (9), mais 30 leitos de UTI para atendimento exclusivo a pacientes com Covid-19. Ao seu lado na visita estava o secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto.

“É uma estrutura com todo padrão de hospital, com ar condicionado, camas, farmácia, e conectada com a UPA da Praia do Futuro, para a gente poder aproveitar toda a estrutura local, alimentação, com a ligação do oxigênio, um respirador, profissionais disponíveis, tudo facilitar a logística de funcionamento. E a partir de amanhã (9), a unidade e sua equipe médica já devem receber pacientes tanto da UPA vizinha, que são pacientes mais crônicos, quanto da regulação que será feita pelo Estado”, explicou Camilo.

O governador listou outros novos leitos que estão sendo entregues: “Aproveitamos o dia de hoje para visitar os hospitais, estamos terminando a reforma no Waldemar de Alcântara com novos leitos disponíveis na quarta-feira (10), estamos ampliando também leitos de UTI em todos os hospitais regionais, mais leitos no HGF, no Hospital de Messejana, totalizando até esta segunda-feira 933 leitos de UTI e outros mais de 2.300 leitos de enfermaria, todos exclusivos para atender pacientes com a Covid-19”.

“Precisamos agradecer a alguns empresários que ajudaram na montagem de toda essa estrutura das unidades e hospitais de campanha do Ceará, são pessoas que entendem e que tiveram a sensibilidade de apoiar o Estado. Nós otimizamos aqui toda a estrutura na montagem, temos os gases, temos ventiladores mecânicos, tudo disponível a partir de terça-feira já, com uma equipe médica de UTI. Juntando com a Unidade de Campanha da UPA da Messejana, com 30 leitos de UTI, mais todo o Hospital Leonardo Da Vinci, mais a ampliação do Waldemar de Alcântara, e outras unidades de saúde em todas as regiões do Estado, mostra o esforço que estamos fazendo para que ninguém fique sem atendimento”, ressaltou o Dr. Cabeto.

Camilo finalizou a transmissão agradecendo a forma corajosa e dedicada dos profissionais de saúde do Ceará em atender toda essa demanda nas unidades de saúde do Estado. “Com essa nova variante da doença, muito mais agressiva, o momento é desafiador, é uma guerra. E precisamos garantir que toda a população cearense tenha direito a atendimento, e quando forem casos mais graves, que tenha uma UTI para ser bem cuidado e bem tratado. Mas, para isso, é importante que todo mundo colabore, pois a velocidade com que o vírus tem se propagado tem sido muito maior que nossa capacidade de ampliação de leitos no Estado do Ceará. Mas nós temos um limite, limite em especial de equipes médicas, que sempre precisamos ampliar junto com os hospitais”, evidenciou o governador do Ceará. E completou, fazendo um apelo aos cearenses, para que respeitem o isolamento social, evitem aglomerações e usem máscara.

 

Fonte: Governo do Ceara