O número de vacinados contra a Covid-19 em Fortaleza chegou a 103.069. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), somente na última terça-feira (16/02), 2.605 primeiras doses dos imunobiológicos disponíveis (CoronaVac e Oxford/AstraZeneca) foram administradas na Capital. Na manhã desta quarta-feira (17/02), os indicadores foram apresentados em transmissão ao vivo pelas redes sociais.

A estratégia estabelecida pela Prefeitura de Fortaleza vem garantindo, simultaneamente, a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac em trabalhadores da linha de frente do combate à pandemia e em idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Desde o último sábado (13/02), 11.643 pessoas pertencentes aos grupos prioritários concluíram o processo de vacinação. “Apenas ontem, nós vacinamos, com a segunda dose, 3.224 pessoas”, detalhou a coordenadora das Regionais em Saúde da Prefeitura de Fortaleza, Fabiana Sales.

Para receber a segunda dose da vacina, os trabalhadores devidamente cadastrados pelas unidades hospitalares em que atuam devem se dirigir às salas de acolhimento destinadas à vacinação no Centro de Eventos do Ceará. A lista nominal dos profissionais está disponibilizada neste link do Portal da Prefeitura de Fortaleza.

Já os idosos institucionalizados vêm sendo vacinados nas instituições em que vivem.

Salas de acolhimento nos Cucas Jangurussu e Mondubim

Visando à descentralização do atendimento, as salas de acolhimento para a vacinação, antes instaladas nos Cucas Barra e José Walter, passam a operar, a partir desta quarta-feira (17/02), nos Cucas Jangurussu e Mondubim.

Das 9h às 17h, as equipes da SMS recebem, para a aplicação da primeira dose, idosos acima de 75 anos cadastrados pelo site Vacine Já ou pelo aplicativo Mais Saúde mediante confirmação de agendamento. Para receber a aplicação do imunobiológico, é indispensável a apresentação de comprovante de endereço e de documentos pessoais.

Já idosos acima de 90 anos, independentemente de cadastro, podem procurar os espaços instalados nos Cucas para receber a vacinação contra a Covid-19, também portando a sua documentação pessoal original e o seu comprovante de endereço.

Drives de vacinação

Desde a última terça-feira (16/02), a vacinação contra a Covid-19 na modalidade drive-thru está concentrada, das 9h às 17h, somente na Arena Castelão e no Shopping RioMar Kennedy.

Cada local opera com capacidade máxima de 800 atendimentos diários. “A lista de pessoas agendadas e confirmadas segue publicizada no Portal da Prefeitura”, informou.

Os drives também seguem acolhendo idosos acima de 90 anos sem a necessidade de agendamento.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza