A carruagem de quatro rodas foi encontrada perto de um estábulo onde três cavalos foram descobertos em 2018.

Especialistas acreditam que ela provavelmente foi usada em festividades e desfiles, com a descoberta descrita como “excepcional” e “em excelente estado de preservação”.

Pompéia, engolida por uma erupção vulcânica do Monte Vesúvio no ano 79 é um tesouro arqueológico.

A erupção vulcânica enterrou a cidade em uma espessa camada de cinzas, preservando muitos de seus moradores e edifícios.

A carruagem foi encontrada em um pórtico de dois andares ligado a estábulos em uma antiga vila em Civita Giuliana, ao norte dos muros da antiga cidade.

Um comunicado descreveu a carruagem cerimonial como tendo “componentes de ferro, belas decorações de bronze e latão” bem como cordas e decoração floral descobertas “quase intactas”.

Arqueólogos dizem que os esforços para libertar a carruagem levaram semanas depois que ela apareceu pela primeira vez durante um esforço de escavação em 7 de janeiro.

Eles disseram que a fragilidade dos materiais envolvidos tornou seu esforço particularmente complexo, com técnicas especiais, incluindo moldagem de gesso, usadas para desenterrá-la sem causar danos.

Especialistas dizem que trabalharam durante os fins de semana para garantir que a carruagem fosse recuperada em segurança
O diretor do sítio diz que a carruagem pode ter sido usada para transportar uma noiva para sua nova casa

“Descoberta extraordinária”

Autoridades descreveram a carruagem como sem paralelo entre outros achados na Itália.

“Esta é uma descoberta extraordinária que avança nossa compreensão do mundo antigo”, disse Massimo Osanna, diretor do sítio, em um comunicado à imprensa.

IMG: Especialistas acreditam que o veículo é um pilentum – uma carruagem cerimonial de quatro rodas

Foi encontrado perto dos restos de cavalos, incluindo um ainda em seu arreio

Ele disse que algumas das decorações ornamentadas na carruagem aludem a ela sendo usada para festividades comunitárias, possivelmente incluindo cerimônias de casamento.

“Considerando que as fontes antigas aludem ao uso do Piletum por sacerdotisas e senhoras, não se pode excluir a possibilidade de que esta poderia ter sido uma carruagem usada para rituais relacionados ao casamento ao levar a noiva à sua nova casa”, disse ele.

Dario Franceschini, ministro da Cultura da Itália, disse que Pompéia “continua a nos surpreender com suas descobertas e o fará por muitos anos, com 20 hectares ainda a serem desenterrados”.

A antiga cidade, que fica a cerca de 23km a sudeste de Nápoles, é um patrimônio mundial da Unesco.

É geralmente um dos pontos turísticos mais populares da Itália, mas atualmente está fechado devido à pandemia coronavírus.

 

Fonte: BBC/ HypeScience